Acidente de viação faz seis mortos no sul do Senegal
Dakar, Senegal (PANA) – Uma colisão entre um camião e um veículo de transporte coletivo fez seis mortos e um ferido grave, segunda-feira de madrugada, perto de Kaléane, uma aldeia do sul do Senegal, soube a PANA de fonte de segurança.
Foram necessárias várias horas para os socorristas removerem os ocupantes do veículo que estava bloqueado debaixo do camião, segundo a mesma fonte.
Os corpos e os feridos foram encaminhados para o hospital de Ziguinchor, a capital regional.
A 19 de agosto, seis outras pessoas morreram, no centro-oeste do país, numa colisão entre um autocarro de transporte de passageiros e um veículo 4x4, a bordo do qual estavam as vítimas.
Na véspera, cinco pessoas morreram num outro acidente de viação ocorrido perto de Badiouré, no sul do país.
No início do mês de junho passado, uma colisão entre um camião e um carro de transporte coletivo fez 10 mortos e uma dezena de feridos, perto da aldeia de Ndialam, no norte do país.
Menos de uma semana depois, um autocarro de transporte de transporte de passageiros capotou, perto de Kaone, no centro-oeste do país, fazendo cinco mortos e 52 feridos.
Segundo a Direção Nacional dos Transportes Rodovidários do Senegal, anualmente mais de 500 pessoas morrem no país em acidentes de viação dos quais que 92 por cento se devem ao mau comportamento dos motoristas, nomeadamente o excesso de velocidade, o telefone ao volante e o desrespeito do porte do cinto de segurança.
Em 2011, o Estado do Senegal instaurou um Plano Nacional de Segurança Rodoviária visando reduzir os acidentes em 35 por cento anualmente e em 50 por cento, a partir de 2020.
-0- PANA AAS/TBM/MAR/IZ 26ago2019