Agência Panafricana de Notícias

Acesso à Internet aumenta 4% em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O número total de assinaturas do serviço de acesso à Internet, no quarto trimestre de 2021,  em Cabo Verde, foi de 479.252, o que representa um aumento de quatro por cento quando comparado com o terceiro trimestre do mesmo ano, apurou a PANA quinta-feira de fonte oficial.

A revelação é da Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), através do Relatório de Indicadores Estatísticos do Mercado das Comunicações Eletrónicas, elaborado com base nas informações recolhidas junto das operadoras do setor existentes no país.

“Trata-se, pois, de dados referentes à taxa de penetração dos serviços de telefonia móvel e fixa, do serviço de Internet e da televisão por assinatura, à evolução de tráfego de voz, de SMS e de Internet, bem como a quota de mercado, na ótica dos mercados retalhistas", sintetiza reguladora.

No que concerne ao serviço de acesso à Internet, o documento indica que 87 por cento desse serviço foi fornecido pela tecnologia Banda Larga Móvel Small Screen e tudo se deve à diversidade de tipos de planos oferecidos pela mesma.

Já quando se refere ao período homólogo de 2020, verifica-se um aumento de oito por cento no aumento do número de assinaturas do serviço de acesso à Internet.

“Deste modo, a taxa de penetração do serviço de acesso à Internet situa-se em torno de 85 acessos por 100 habitantes, no final do quarto trimestre de 2021, apresentando, assim, uma variação entre 3.5 pontos percentuais (p.p.) e 5,3 p.p., respetivamente, em relação ao terceiro trimestre do mesmo ano e quarto trimestre de 2020”, precisou o relatório.

Referindo-se às quotas de mercado das assinaturas de serviço de acesso à Internet, o relatório da ARME indica que a operadora CVMóvel detém a quota mais elevada, representando 61 por cento, seguida da Unitel T+, com 34 por cento e da CVMultimédia com cinco por cento.

Trata-se, segundo a fonte, de um dado que, quando comparado com o último trimestre 2020, indica que a quota da Unitel T+ diminuiu em 6,6 p.p e as quotas da CVMulltimédia e da CVMóvel, respetivamente, registaram um aumento de 0,5 p.p. e 6,1 pontos percentuais.

No final do mês de dezembro de 2021, o Serviço de Telefonia Fixo (STF) contava com 53.586 assinantes, correspondendo a uma taxa de penetração de 10 acessos por 100 habitantes, o que representa um ligeiro aumento de 0,9 por cento, quando comparado com o terceiro trimestre do mesmo ano.

Já no que diz respeito ao quarto trimestre de 2020, nota-se um decréscimo de 7,1 por cento.

“Deste modo, quando olhamos para a quota de mercado dos assinantes de telefone fixo, no final do quarto trimestre de 2021, constatamos que a CVMultimédia detém 51,9 por cento, a CVTelecom 47,9 por cento e a Unitel T+ 0,2 por cento, respectivamente”, lê-se na mesma nota.

A fonte indica que, no que se refere ao tráfego de voz, no quarto trimestre de 2021, foram gerados cerca de seis milhões de minutos na rede fixa, correspondendo a um aumento de cerca de dois por cento em relação ao terceiro trimestre de 2021 e 26 milhões de minutos durante todo o ano.

Já em relação ao período homólogo de 2020, verifica-se um decréscimo de 18 por cento no total do tráfego de voz, devido à diminuição do tráfego internacional de entrada, em 32 por cento.

O comunicado revela também que, em 2020, o volume de minutos no STF apresenta uma diminuição na ordem dos 15 por cento. “O tráfego destinado às redes nacionais, ao internacional de entrada e ao internacional de saída, apresenta uma diminuição de 13%, 20% e 14%, respectivamente”, diz a ARME.

Já no que diz respeito aos serviços nas redes móveis, o número total de cartões ativos no mercado móvel em Cabo Verde, em dezembro de 2021 foi, segundo a mesma fonte, de 590.171, o que representa um aumento residual de 0,69 por cento em relação ao terceiro trimestre de 2021.

“Assim, quando olhamos para o período homólogo em 2020, verificamos um aumento de nove por cento, no número de assinantes dos serviços de comunicações móveis neste arquipélago, o que indica uma taxa de penetração, em dezembro de 2021, de 105 por cento”, conclui o Relatório de Indicadores Estatísticos do Mercado das Comunicações Eletrónicas em Cabo Verde, referente ao quatro Trimestre de 2021.

-0- PANA CS/IZ 25março2022