Agência Panafricana de Notícias

Access Bank da Nigéria suspende atividades na Côte d'Ivoire

Lagos, Nigéria (PANA) – Access Bank Plc, uma das maiores instituições financeiras da Nigéria, suspendeu as suas atividades na Côte d?Ivoire, à semelhança de outros estabelecimentos financeiros neste país sacudido pela crise pós-eleitoral.

Num comunicado oficial, o Acess Bankl Plc indica que esta decisão foi tomada devido à "incerteza em torno do quadro regulamentar dos bancos e do sistema de regulamento no país , bem como às condições instáveis em que ele teve de trabalhar".

"O Access Bank Côte d'Ivoire já não está em condições de realizar normalmente as operações a favor dos seus clientes e de garantir a segurança dos seus empregados", lê-se no texto.

O banco, sediado na Nigéria e presente em toda a África Subsariana e no Reino Unido, indicou no entanto continuar a acompanhar a evolução da situação, na esperança de que um regresso à estabilidade permita a retomada das suas atividades neste país da África Ocidental.

Um litígio relativo à vitória durante as eleições presidenciais de 28 de novembro último entre o Presidente cessante, Laurent Gbagbo e o seu adversário, Alassane Ouattara, provocou a crise neste país.

A comunidade internacional apoia Ouattara que, segundo ele, é o vencedor do escrutínio presidencial pedimdo a Gbagbo para lhe entregar o poder.

Mas o Presidente cessante rejeitou o seu apelo, baseando-se na sua vitória proclamada pelo Conselho Constitucional que contrariou os resultados anunciados pela Comissão Eleitoral Independente, apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que anunciou a vitória de Ouattara.

-0- PANA SB/SEG/ASA/SSB/FK/DD 20fev2011