Agência Panafricana de Notícias

Abuja acolhe conferência de ministros africanos das Finanças e Planeamento

Cotonou, Benin (PANA) - Abuja, a capital federal nigeriana, acolhe de 25 a 30 deste mês a sétima reunião conjunta de ministros africanos da Economia e Finanças e seus colegas do Planeamento e Desenvolvimento sob o lema «Industrialização ao Serviço do Desenvolvimento Inclusivo e da Transformação em África".

Organizada cada ano pela Comissão Económica das Nações Unidas para a África (CEA) e pela Comissão da União Africana (CUA), a conferência reunirá além dos ministros africanos responsáveis pelas Finanças e pela Planificação e Desenvolvimento Económico, governadores de bancos centrais e principais dirigentes do setor privado.

A conferência terá como objetivo fornecer aos decisores uma plataforma para que formulem propostas concretas para ser utilizadas como um catalisador da implementação do desenvolvimento industrial acelerado de África (AIDA) e que os compromissos e ações sejam intensificados para acelerar o programa de desenvolvimento industrial do continente.

Segundo os peritos da CEA e da CUA, a maioria das economias africanas concentram a atividade económica nos setores da extração e dos produtos básicos.

Em troca, a natureza capitalista da indústria extrativa e os laços intersetoriais limitados entre o setor primário e os outros setores da economia criam possibilidades limitadas de desenvolvimento de cadeias de valor, de valor acrescentado e de criação de empregos.

Por outro lado, os setores primários do continente caraterizam-se pela baixa produtividade e baixos salários dos empregados vulneráveis.

Em 2013, recorde-se, os Estados-membros foram instados, durante a sexta conferência em Abidjan, a adotarem políticas industriais coerentes, a criarem mecanismos institucionais da política industrial e a coordenarem os ministérios competentes para melhorar a implementação da política.

-0-PANA IT/BEH/CJB/IZ 24mar2014