ASECNA promete mais segurança do transporte aéreo em África
Brazzaville, Congo (PANA) - O representante no Congo da Agência para a Segurança da Navegação Aérea em África e Madagáscar (ASECNA), Joachim Tchissambou, declarou, quarta-feira, em Brazzaville, que a sua estrutura continua aposta em oferecer maior segurança do transporte aéreo no continente.
Falando por ocasião celebração dos 60 anos de existência da sua estrutura, Tchissambou afirmou que a segurança do transporte aéreo figura entre as mais efetivas hoje graças a progressos significativos no plano técnico.
Os controladores, por exemplo, têm agora meios de visualização do tráfego com a instalação de novas tecnologias, nomeadamente, sistemas de orientações radares, DSP terrestre e satélite, entre outros.
A ASECNA nasceu da vontade de 11 Estados de África e de França que ratificaram, a 12 de dezembro de 1959, no Senegal, a convenção de Saint-Louis, lembrou Joachim Tchissambou, acrescentando que, depois, outros Estados como os Camarões, o Togo, o Mali, a Guiné Equatorial e as ilhas Comores integraram a organização.
"O Congo esta orgulhoso por pertencer a esta agência que demonstrou as suas capacidades a níveis internacional e nacional cuja ambição é federar o conjunto dos Estados africanos para fazer de África um céu único”, declarou.
O arranque das atividades relativas à celebração do 60º aniversário da ASECNA foi lançado pelo diretor doe gabinete do ministro congolês dos Transportes, Aviação Civil e Marinha Mercante, Raphaël Ngatsono.
Ele indicou que o Congo preferiu juntar-se à evolução multidirecional desta agência que faz de África um único céu a nível da aviação civil.
-0- PANA MB/IS/FK/IZ 13dez2019