AS Mande do Mali ganha torneio da UFOA de futebol feminino
Praia, Cabo Verde (PANA) – A equipa malina do AS Mande venceu o torneio da União de Futebol da África Ocidental (UFAO) de futebol feminino, ao golear a senegalesa AS Dakar Sacré Coeur por 4-0, no no último jogo da prova de qualificação para a fase final da Liga dos Campeões Africanos.
A partida foi disputada, sexta-feira, no Estádio Adérito Sena, na cidade do Mindelo, na ilha cabo-verdiana de São Vicente.
A equipa vencedora vai representar a UFOA na prova máxima do futebol feminino africano que se disputa, em outubro próximo, no Egito.
No terceiro e último jogo do torneio, o AS Mande, que tinha uma vitória e um empate, precisava vencer impreterivelmente para qualificar-se para a final, enquanto ao Sacré Coeur, que venceu os dois primeiros jogos, bastava apenas um empate.
Na outra partida, a equipa cabo-verdiana do Seven Stars perdeu, no mesmo dia, frente às liberianas do Determine Girls Football Club e classifica-se no último lugar desta prova, realizada pela primeira vez, em Cabo Verde.
Além da equipa vencedora da competição, foram também entregues prémios individuais, sendo os troféus sido produzidos, no Atelier Pica-pedra, pelo artesão mindelense Albertino Silva.
O Seven Stars ganhou o prémio de “Equipa Fair Play”, por ser a menos admoestada na competição, enquanto a “melhor guarda-redes” do torneio foi Aissatou Diallo, do AS Mande.
O prémio de melhor marcadora foi repartido por Fotoumata Diarra (AS Mand) e Nguenar Ndiaye (AS Dakar Sacré Coeur), ambas com quatro golos.
Fotoumata Diarra ainda levou o prémio de melhor jogadora da competição.
Em declarações aos jornalistas, a atleta maliana revelou que “sempre foi um objetivo vencer este prémio, por isso joguei com o coração”.
A meta agora, acrescentou Fotoumata Diarra, é “ser a melhor jogadora também na final” que vai acontecer no Egito.
-0- PANA CS/IZ 31julho2021