Agência Panafricana de Notícias

ANC saúda redução de preços de bilhetes do Mundial de futebol

Cidade do Cabo- África do Sul (PANA) -- O Congresso Nacional Africano (ANC), no poder na África do Sul, congratulou-se com a baixa de pelo menos 30 por cento dos preços de algumas categorias dos bilhetes do próximo Mundial de futebol previsto para meados deste ano no país.
No quadro desta medida, os bilhetes que custavam 840 rands vão doravante ser vendidos aos Sul-africanos a apenas 140 rands (um dólar americano equivale a cerca de 7,7 rands).
"A África do Sul, por estar ainda confrontada com grandes problemas que são a pobreza e o desemprego, pensamos que esta redução do preço dos bilhetes vai permitir tornar os bilhetes muito mais acessíveis", declarou o porta-voz do ANC, Brian Sokuto.
Adiantou que a África do Sul apenas saía da recessão económica mundial "que afectou negativamente vários sectores e privaram de empregos milhares de trabalhadores, enquanto metade da nossa população sobrevive com oito por cento do rendimento nacional".
O secretário-geral da FIFA, Jerôme Valcke, declarou que os preços dos bilhetes seriam diminuídos para os Sul-africanos para se assegurar que todos os jogos se disputem com estádios cheios, na sequência da venda difícil dos bilhetes no exterior.
"Isto vai reduzir as receitas da FIFA, mas já reunimos a soma necessária para cobrir o orçamento do comité deorganização, que se estima em 423 milhões de dólares americanos", explicou.
As duas primeiras semanas da quarta fase de vendas de bilhetes para o Mundial de 2010 permitiu comercializar 200 mil bilhetes em 119 países e 84 por cento deles foram vendidos a residentes Sul-africanos.
Cerca de 11 mil e 500 pedidos estão em curso de tratamento e as vendas vão prosseguir-se até 7 de Abril.
Além da África do Sul, os países onde os bilhetes foram mais vendido são os Estados Unidos, o Reino Unido, o México, a Austrália e a Alemanha.