Agência Panafricana de Notícias

ANC saúda eleição de Papa Francisco

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Congresso Nacional Africano (ANC), o partido no poder na África do Sul, saudou quinta-feira a eleição do Papa Francisco da Argentina como 226º Sumo Pontífice da Igreja Católica, para suceder a Bento XVI.

O ANC indica num comunicado divulgado na Cidade do Cabo que a Igreja Católica, enquanto maior igreja do mundo, tem uma "enorme responsabildade" no desenvolvimento da sociedade, porque se endereça a todas as igrejas e formações religiosas.

"Acreditamos que o novo Papa, como os seus antecessores, fará a promoção da paz social e da moralidade no quadro das normas aceites pelos povos do mundo inteiro. Felicitamos a comunidade católica sul-africana pela sua participação neste processo que desembocou num conclave com êxito", declarou o porta-voz do ANC, Jackson Mthembu.

O arcebispo de Pretória, William Slattery, exprimiu igualmente os seus agradecimentos depois desta eleição.

O Monsenhor Slattery, porta-voz da Conferência dos Bispos Católicos da África Austral, prometeu ao novo Papa o apoio da organização e as suas orações, bem como o apoio e as orações dos católicos da região.

"Exortamos todos os católicos e pessoas de boa vontade a lembrar-se do Papa Francisco que acaba de começar o seu pontificado. Enquanto padre da igreja universal, ele fez face a numerosos desafios esmagadores. Graças de Deus e às nossas orações, ele dirigirá com fé e competência a Igreja neste período importante da história, assegurando-se de que a Boa Nova de Jesus Cristo e a esperança e a salvação que ela oferece serão continuamente pregadas no mundo", disse o Monsenhor Slattery.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/MAR/TON 14março2013