ANC ganha eleições legislativas na África do Sul
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Congresso Nacional Africano (ANC) foi reeleito com maioria absoluta no Parlamento sul-africano, mas o apoio dos seus militantes na África do Sul diminuiu, soube a PANA de fonte oficial no local.
Os resultados publicados pela Comissão Eleitoral Independente (CEI) revelam o pior desempenho eleitoral deste partido no poder na África do Sul, desde que Nelson Mandela chegou ao poder em 1994 como o primeiro Presidente negro desta nação arco-íris, tendo-o deixado depois de um mandato de cinco anos.
A ANC obteve 57 por cento dos votos e, segundo os resultados, publicados este sábado, pela CEI, a Aliança Democrática (DA), o partido oficial da oposição, obteve 20 por cento dos votos, ao passo que os Combatentes da Liberdade Económica (EFF), de Julius Malema, terminaram em terceiro lugar, com 10 por cento.
O líder do DA, Mmusi Maimane, disse-se encantado por ver que o ANC obteve menos de 60 por cento dos votos pela primeira vez na história do país.
"Esperamos que esta tendência continue, para que a democracia sul-africana possa ir além das regras de partido único e se torne numa democracia plena e madura, onde responsáveis pela corrupção e má governação sejam processados", regozijou-se.
Para o ex-Presidente nigeriano e presidente do Instituto Eleitoral para a Democracia Sustentável na África, Goodluck Jonathan, a África do Sul realizou, com sucesso, a sua sexta eleição democrática.
-0- PANA CU/AR/NFB/IS/CJB/DD 11maio2019