Agência Panafricana de Notícias

ANC desmente apelo para demissão de Presidente sul-africano

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Congresso Nacional Africano (ANC) desmentiu segunda-feira as alegações segundo as quais lançará um apelo para a demissão do Presidente sul-africano, Jacob Zuma, à frente do partido no poder durante o seu Comité Nacional Executivo (NEC) previsto para o próximo fim de semana.

O Presidente Zuma está implicado num escândalo político relativo às obras de renovação da sua residência privada estimadas em 20 milhões de dólares americanos, o que, segundo observadores, poderá custar ao ANC a sua derrota nas eleições gerais do próximo ano.

O jornal "New Age", muito ligado ao Governo, cita esta segunda-feira fontes do partido que afirmam que os apelos são cada vez mais urgentes no seio do ANC para a destituição de Zuma e que ele seja substituído pelo Vice-Presidente, Kgalema Motlanthe, em previsão das eleições.

No entanto, o porta-voz do ANC, Jackson Mthembu, julga «ordinária » a próxima reunião do partido no poder.

O último escândalo eclodiu quando o relatório preliminar da provedora de justiça sobre o
"Nkandlagate" foi objeto de fugas sexta-feira na imprensa.

O relatório da provedora de justiça, Thuli Madonsela, indica numerosos erros graves, fraudes, atos ilegais e corrupção notáveis ao mais alto nível do Governo.

No que diz respeito ao caso Nkandla, Madonsela considerou que o Presidente Zuma tirou proveito pessoal substancial destas obras que excederam as necessidades em matéria de segurança do chefe do Estado sul-africano com a construção duma piscina, notando que ele devia reembolsar o Estado.

Lindiwe Mazibuko, líder do partido da oposição Aliança Democrática (DA) no Parlamento, lembra que o Presidente deu no ano passado a firme garantia, em resposta a uma questão na Assembleia Nacional , que « cada instalação e cada peça que utilizamos na residência foi construída por nós próprios enquanto família e não pelo Governo ».

Mazibuko afirmou que ela pedirá um inquérito parlamentar sobre o Presidente Zuma em virtude do artigo 89 da Constituição.

Uma petição que pede a destituição do Presidente Zuma foi divulgada pelo site internet, change.org, criado por um comité para a sua demissão.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/FK/TON 02dez2013