Agência Panafricana de Notícias

AFRITAC quer aumento de impostos obrigatórios em África

Dakar- Senegal (PANA) -- O director do Centro Regional de Assistência Técnica do Fundo Monetário Internacional para a África Ocidental (AFRITAC), Olivier Benon, instou segunda-feira em Dakar os países da sub-região a lançarem reformas que incluam o aumento das taxas obrigatórias a fim de adquirir recursos necessários aos investimentos públicos.
Durante a cerimónia de abertura dum seminário regional de três dias sobre a modernização das administrações fiscais, o responsável do AFRITAC sublinhou a existência de diferenças de progressos na África Ocidental em matéria de modernização da administração fiscal, sobretudo no reforço das capacidades no domínio da recolha dos impostos.
Segundo Benon, a União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) está a trabalhar sobre a informatização das administrações fiscais.
Ele estimou que as administrações fiscais devem dotar-se de instrumentos modernos, como reformas de segunda geração, com vista a uma melhor comunicação entre a administração fiscal e os contribuintes.
Estas reformas devem ainda permitir às Pequenas e Médias Empresas pagarem os seus impostos sem se deslocarem, disse.
O atelier será a oportunidade para os directores-gerais dos países cobertos pelo AFRITAC de aprofundar a sua concertação a fim de facilitar a troca de ideias sobre as conquistas a preservar relativamente às reformas das administrações fiscais para realizar a mudança.
Eles vão igualmente discutir sobre os instrumentos de análise e diagnóstico que permitam identificar as etapas da modernização destas administrações para melhor responder aos desafios em matéria de mobilização das receitas fiscais e às expectativas dos contribuintes.
Criado em 2003, o AFRITEC, sediado em Bamako, no Mali, pretende cobrir todos os países da África Subsariana.