Agência Panafricana de Notícias

AFRICOM doa $ 200 mil para equipamento da Guarda Costeira de Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Comando Militar Norte-Americano para África (AFRICOM) e as Forças Armadas Cabo-verdianas, assinam esta sexta-feira, na cidade da Praia, um protocolo de cooperação no valor de 200 mil dólares americanos, para a aquisição de equipamento para os navios de patrulha da Guarda Costeira de Cabo Verde.

A assinatura do protocolo marca o término de uma missão de patrulhamento conjunto nos mares do arquipélago entre a Guarda Costeira cabo-verdiana e militares norte-americanos.

Essa missão foi levada a cabo, entre 12 e 18 deste mês, pelo navio “Forward” da Guarda Costeira norte-americana, e pela Guarda Costeira cabo-verdiana, tendo também envolvido a Polícia Marítima, a Polícia Judiciária, a Direção Geral das Pescas e o Instituto Marítimo e Portuário.

Durante a missão, os militares norte-americanos envolveram-se também em atividades de caráter social, em benefício de uma comunidade local que, neste caso, foi o Centro Comunitário Lém Cachorro, na Praia, que recebeu uma pintura geral do seu interior, atividade que contou igualmente com a colaboração de militares cabo-verdianos.

Em Junho do ano passado, foi inaugurado, na capital cabo-verdiana, um Centro de Segurança Marítima (COSMAR), o segundo do género em África, financiado pelos Estados Unidos, no âmbito do AFRICOM, no valor de três milhões de dólares americanos.

O COSMAR, enquanto centro interagências de operação de segurança marítima, visa permitir às autoridades cabo-verdianas reforçar a articulação entre as várias entidades com responsabilidade nesse domínio.

Permite ao mesmo tempo a planificação de operações conjuntas e combinadas de dissuasão e de repressão, no quadro, nomeadamente, dos acordos de fiscalização marítima existentes entre Cabo Verde e outros países.

Também em Junho do ano passado, uma missão chefiada pelo embaixador Anthony Holmes, adjunto do comandante do AFRICOM para as atividades civis e militares, esteve em Cabo Verde para avaliar a capacidade de resposta do arquipélago na área da segurança marítima e reforçar a cooperação bilateral e as relações civis e militares entre os dois países.

O AFRICOM, operacional desde 2008, com sede em Estugarda, na Alemanha, tem como prioridade aumentar a segurança marítima, combater o terrorismo e o tráfico de droga, a pirataria e ainda a prevenção de conflitos em todo o continente africano, com excepção do Egipto, país integrado no Comando Central Americano.

-0- PANA CS/IZ 19ago2011