Agência Panafricana de Notícias

AFRICOM defende trabalho comum para erradicar terrorismo

Túnis , Tunísia (PANA) – O comandante do Comando Militar Americano para África (AFRICOM), o general David Rodriguez, insistiu esta terça-feira em Túnis na necessidade dum trabalho comum no plano internacional para fazer face e eliminar o fenómeno do terrorismo que ameaça a estabilidade e a segurança internacional.

O general Rodriguez, que falava durante uma audiência com o primeiro-ministro tunisino, Mehadi Jomâa, precisou que as ajudas fornecidas pelos Estados Unidos ao Exército tunisino foram avaliadas em 2011 em 100 milhões de dólares americanos.

Os Estados Unidos vão igualmente no próximo ano colocar à disposição da Tunísia 60 milhões de dólares americanos para o fornecimento de detetores de minas e explosivos manuais e novas vedetas para a Marinha tunisina para as suas patrulhas das costas, acrescentou o comandante do AFRICOM.

Estes meios destinam-se também à luta contra o terrorismo e a garantir a proteção e tratamentos médicos dos militares feridos durante manobras executadas no quadro da cooperação entre os dois países, disse o general Rodriguez.

-0- PANA AD/IN/BEH/FK/TON 26 ago 2014