AFRICOM anuncia eliminação de 25% de combatentes Daech na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) – O Comando Militar Norte-americano em África (AFRICOM) anunciou a eliminação de 25 por cento dos membros do Estado Islâmico (Daech), na Líbia, em quatro ataques aéreos, sublinhando que “o número de elementos Daech presentes na Líbia passou para menos de 150 homens após a eliminação de 46 terroristas".
"Estes elementos mobilizaram-se em campos no sul da Líbia para recrutar novos homens”, declarou no fim de semana o coronel Chris Carnes, porta-voz do AFRICOM, acrescentando que o Comando continuará a controlar a situação para que a Líbia não se torne de novo num grande oásis para os terroristas”.
Ele notou o controlo contínuo da situação na Líbia, desde o reposicionamento das forças norte-americanas em abril último, declarando-se preocupado com o facto de que “algumas organizações terroristas, em particular o Estado Islâmico, poderão provavelmente retomar as suas atividades e começar a recrutar novos elementos com a guerra no país”.
O responsável militar norte-americano explicou que, durante o controlo de um certo número de membros da organização para formar novos membros, os campos foram atingidos antes de eles se desenvolverem.
Em outubro corrente, o AFRICOM levou a cabo quatro raides contra campos do Estado Islâmico na Líbia, que abateram quase um terço dos seus membros, provocando uma deterioração significativa das capacidades de Daech.
Células terroristas continuam ativas na Líbia após a derrota da organização Daech, em dezembro de 2016, expulsa pelas tropas governamentais do Conselho Presidencial de Sirtes, o único bastião controlado na época pela organização do Estado Islâmico fora do seu território tradicional, no Iraque e na Síria.
-0- PANA BY/BEH/FK/IZ 28out2019