Agência Panafricana de Notícias

ADEA saúda resultados da conferência de Bamako sobre educação

Bamako- Mali (PANA) -- O secretário executivo da Associação para o Desenvolvimento da Educação em África (ADEA), Ehlin Byll-Cataria, congratulou-se quinta-feira, em Bamako, pelos resultados da conferência sobre professores contratuais, encerrada no mesmo dia na capital maliana, sublinhando os progressos realizados por vários países do continente no domínio da educação.
"As expectativas da ADEA foram satisfeitas.
Constatamos que vários países tomaram em conta as recomendações da conferência de Bamako de 2004.
A ADEA desempenhou o seu papel de fórum de diálogo político entre os actores escolares", declarou.
Falando numa conferência de imprensa organizada no termo da conferência denominada "Bamako+5", Byll-Cataria defendeu uma sinergia e uma complementaridade entre as abordagens formal e não formal da educação para aumentar o acesso à educação básica.
"Se não se desenvolver esta sinergia e esta complementaridade, nunca teremos uma educação de qualidade.
Não devemos esquecer que é o não formal que valoriza as nossas culturas, os nossos valores de civilização", acrescentou o secretário-executivo da ADEA.
Aberta terça-feira, a conferência de Bamako agrupou delegados de cerca de 20 países da África francófona, anglófona e lusófona, representantes governamentais, sindicatos de professores e outras organizações da sociedade civil.
A reunião foi organizada pela ADEA em parceria com o Banco Mundial, a Internacional da Educação (uma coligação de mais de 300 sindicatos de professores) e o Ministério maliano da Educação, Alfabetização e Línguas Nacionais.