Agência Panafricana de Notícias

ACNUR realoja refugiados Nigerianos nos Camarões

Nova Iorque, -Estados Unidos(PANA) - O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) anunciou ter intensificado os seus esforços para realojar cerca de cinco mil refugiados nigerianos nos Camarões, longe duma cidade fronteiriça na sequência de ataques levados a cabo por insurgentes, segundo um comunicado transmitido à PANA em Nova Iorque.

O ACNUR anunciou que cerca de 100 refugiados nigerianos atravessam diariamente a fronteira para encontrar refúgio nos Camarões, adiantando que os refugiados nigerianos viveram na "psicose absoluta" da insurreição.

O comunicado indicou que ela deslocou mais de 8.600 refugiados durante as duas últimas semanas com o agravamento dos combates transfronteiriços.

A agência da ONU afirmou que os insurgentes atacaram, a 18 de setembro, uma série de aldeias camaronesas situados ao longo da fronteira com a Nigéria e incendiaram mais de 10 igrejas e 10 dias antes atacaram aldeias na região, matando oito pessoas e roubado 300 motocicletas.

Ela sublinhou que desde o início da crise na Nigéria as autoridades locais nos Camarões informaram a chegada de 43.720 refugiados nigerianos, incluindo 26.720 que foram registrados pelo ACNUR.

-0- PANA AA/MA/ASA/IS/DIM/TON 23setembro2014