Agência Panafricana de Notícias

ACNUR pede aumento de ajuda alimentar de emergência na Somália

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, exigiu quinta-feira o aumento rápido da ajuda a favor dos Somalís deslocados pela seca, pela fome e pelos conflitos.

Guterres falava depois de visitar Mogadíscio, a capital da Somália, que acolhe cerca de 400 mil pessoas deslocadas internas.

« Assistimos a um coquetel mortal entre a seca e os conflitos. A miséria ultrapassa os esforços até agora desdobrados », declarou Guterres, citado num comunicado das Nações Unidas divulgado em Nova Iorque.

« A comunidade humanitária deve aumentar a assistência para atingir os necessitados onde quer que eles se encontrem na Somália», acrescentou.

« A minha principal convição é que sem ajuda suficiente a tragédia humanitária vai agravar-se », sublinhou Guterres.

O Programa Alimentar Mundial (PAM) indicou que um navio com 381 toneladas de víveres devia deixar França quinta-feira com destino a Djibuti, onde ele é esperado dentro de 12 dias.

"Estes víveres, incluindo farinha de trigo, acúçar , arroz e óleo vegetal, constituem a contribuição em géneros de França para os esforços do PAM, cujo objetivo é alimentar 22 mil e 600 pessoas na Somália durante um mês", precisa um comunicado do PAM.

-0- PANA AA/BOS/ASA/AAS/SOC/MAR/TON 02set2011