ACNUR mantém apoio à RDC na luta contra covid-19
Kinshasa, RD Congo (PANA) - A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) continua a apoiar o Governo congolês na sua luta contra a pandemia da covid-19, declarou o coordenador do Grupo de Comunicação das Nações Unidas, em Kinshasa, Mathias Gillmann, numa nota transmitida sexta-feira à PANA.
Na região de Kasaï, o ACNUR criou nove postos de controlo e lavagem das mãos para prevenir e controlar a propagação do coronavírus e finalizou a construção de um espaço para albergar doentes com sintomas de covid-19, no Hospital Geral de Kananga.
Além disso, a agência e os seus parceiros estão a formar profissionais de saúde em centros de saúde para refugiados, deslocados internos e membros da comunidade de acolhimento para fazer o diagnóstico correto para potenciais pacientes da covid-19.
Equipamentos tais como máscaras de protecção, pares de luvas, termómetros, bem como cartazes e folhetos foram distribuídos às autoridades e centros de saúde, nas províncias de Alto Katanga, Tanganyika, Ubangi-Norte, Ubangi-Sul e Alto Uele.
Em Kinshasa, kits compostos por máscaras de proteção, pares de luvas, lavagem de mãos, sabão, gel e botas hidroalcoólicas foram entregues esta semana a cinco hospitais e centros de saúde.
Trata-se de unidades sanitárias habitualmente frequentadas por refugiados urbanos, nomeadamente o Hospital Saint-Joseph e os centros de saúde Saint-Pierre, Siloe, Bahumbu e Saint-Christophe.
-0- PANA KON/DIM/IZ 29maio2020