Agência Panafricana de Notícias

ACNUR instala campo de deslocados no oeste da Côte d'Ivoire

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) anunciou a instalação dum novo campo em Duekoue, no oeste da Côte d’Ivoire, para acolher os deslocados internos que fogem das suas casas devido à crise política persistente no país.

« As condições humanitárias deterioraram-se com a falta de abrigos e esperamos que a instalação do novo campo reduza a pressão, em particular para os mais vulneráveis », declarou a porta-voz do ACNUR, Melissa Fleming, citada num comunicado divulgado em Nova Iorque quarta-feira.

Ela indicou que o ACNUR registrou 38 mil e 600 deslocados internos no oeste da Côte d’Ivoire, sublinhando que o novo campo vai acolher até seis mil pessoas para descongestionar os arredores duma missão católica onde estão alojados desclocados internos.

Melissa Fleming revelou que fortes chuvas destruíram na semana passada os abrigos improvisados instalados no recinto da missão católica.

« A maioria dos deslocados no oeste da Côte d’Ivoire fugiram as suas casas em meados de dezembro e em inícios de janeiro devido a tensões étnicas e à violência que eclodiram após as eleições presidenciais de novembro », declarou.

"O ACNUR permanece preocupado pelo facto de o impasse político criar uma psicose geral e se não for resolvida ela poderá resultar numa deslocação das populações em grande escala", acrescentou a porta-voz da agência onusina.

-0- PANA AA/BOS/LSA/AAS/IBA/MAR/TON 17fev2011