Agência Panafricana de Notícias

ACNUR deplora morte de membro do pessoal no leste da RD Congo

Nairobi, Quénia (PANA) - O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Antonio Gueterres, deplorou segunda-feira o assassinato dum membro do pessoal do ACNUR em Goma, no leste da República Democrática do Congo (RD Congo).

O defunto, Rocky Makabuza, morreu sábado na capital provincial do Kivu-Norte, após ter sofrido ferimentos de balas no estômago durante um ataque à sua casa por desconhecidos sexta-feira à noite.

De 38 anos de idade, ele trabalhava para o ACNUR desde 2009 e era assistente de segurança em Rusthuru, no norte de Goma.

Ele foi transportado para o hospital após o tiroteio, mas acabou por sucumbir aos ferimentos.

"Deploro a perda dum colega e apresento as minhas sinceras condolências à sua família. Não sabemos quem é o responsável pela morte de Rocky ou por que eles o atacaram. Espero que as autoridades façam o seu melhor para inquirir sobre o incidente e julgar os responsáveis", afirmou Guterres.

A sua morte ocorreu num período marcado por uma escalada da violência no Kivu-Norte onde combates opõem nas últimas semanas as forças governamentais e grupos rebeldes, levando várias pessoas a fugir das suas casas para se refugiar no Rwanda ou no Uganda.

-0- PANA DJ /VAO/AKA/AAS/IBA/MAR/IZ 21maio2012