ACNUR assiste refugiados sudaneses no Tchad
Genebra, Suíça (PANA) – Quase 94 toneladas de ajuda de emergência foram encaminhadas para apoiar os refugiados sudaneses no Tchad fugidos da violência em curso no Estado de Darfur-Oeste, anunciou este fim de semana o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Esta ajuda, composta de cobertores, reservatórios, mosquiteiros, baldes de plástico, kits de utensílios de cozinha, esteiras para dormir e lâmpadas de energia solar, entre outros, chegou quinta-feira ao stock de armazenamento mundial da agência em Dubaï, segundo um comunicado das Nações Unidas.
O ACNUR trabalha 24 em 24 horas para ajudar as pessoas obrigadas a abandonar as suas casas devido à violência e à perseguição. Esta entrega de material humanitário permitirá a vários milhares de famílias sudanesas vulneráveis receber a ajuda de que tanto precisam”, declarou aos jornalistas em Genebra o porta-voz do ACNUR, Andrej Mahecic.
Desde dezembro de 2019, confrontos ocorridos em El Geneina, no Estado sudanês de Darfur-Oeste, obrigaram mais de 16 mil pessoas, principalmente mulheres e crianças, a fugir à violência e a atravessar a fronteira para o vizinho Tchad.
Os refugiados chegaram cansados, traumatizados e muitas vezes com sintomas de desnutrição, segundo o ACNUR.
"A maioria deles dorme ao ar livre ou em abrigos obsoletos, com pouca proteção contra os elementos da natureza.
"Abrigos, comida, água e cuidados de saúde primários são necessários com urgência, enquanto os refugiados serão reinstalados para zonas mais afastadas da fronteira, por razões de segurança e de proteção”, afirmou Mahecic.
Este último fluxo eleva para 360 mil, o número total de refugiados sudaneses no Tchad.
Um Boeing 777 fretado pelo ACNUR transportou esta ajuda de emergência.
O entreposto de armazenamento mundial de Dubaï, o maior centro do ACNUR criado em 2006, possui stocks de tendas familiares e outros materiais para os abrigos bem como cobertores, kits de utensílios de cozinha e outros artigos de socorros para mais de 250 mil beneficiários
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/FK/IZ 22março2020