99 migrantes malianos regressam da Argélia
Bamako, Mali (PANA) - Um total de 99 migrantes malianos provenientes da Argélia chegaram terça-feira a Bamako, onde foram recebidos, no Aeroporto Internacional Modibo Keita Bamako-Senou, pelas autoridades malianas e por representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM), soube a PANA de fonte oficial.
Segundo a mesma fonte, os 99 migrantes malianos, dos quais 77 adultos e 22 menores, regressaram voluntariamente ao seu país após terem sofrido, no país de acolhimento.
O chefe de gabinete do ministro dos Malianos no Estrangeiro e da Integração Africana, Mohamed Ag Albachar, disse que o regresso foi organizado no âmbito da parceria entre o seu Ministério e a a OIM.
"A situação dos nossos compatriotas em dificuldades no estrangeiro é o foco das mais altas autoridades do país. É por isso que, há algumas semanas, o vice-presidente da Transição, coronel Assimi Goita, permitiu, durante a sua viagem a Marrocos, o regresso de 172 cidadãos nacionais que sofriam neste país", sublinhou Mohamed Ag Albachar.
De acordo com o Ministério dos Malianos no Estrangeiro e da Integração Africana, espera-se 85 outros migrantes malianos na próxima semana provenientes da Argélia, e todos os malianos no estrangeiro em perigo regressarão ao seu país, para aqueles que o desejarem, nos próximos meses.
-0- PANA GT/IS/SOC/DIM/IZ 16abril 2021