Agência Panafricana de Notícias

98 pontas de marfim apreendidas nos Camarões

Doualá- Camarões (PANA) -- Um total de 98 pontas de marfim foram apreendidas domingo à noite no Porto Autónomo de Limbe (PAL), a 80 quilómetros a sudoeste de Doualá, a capital económica dos Camarões, soube a PANA segunda-feira de fontes concordantes.
Segundo o delegado regional das Florestas e Fauna para o Litoral, François Issola Dipanda, este carregamento de defesas de elefantes foi confiscado pelos elementos das Alfândegas camaronesas em Limbe.
A apreensão da carga que estava a bordo do "Monica Express", um barco de pavilhão nigeriano, ocorreu durante um último controlo realizado pelos elementos das Alfândegas camaronesas numa altura em que o navio efectuava as últimas manobras para deixar o cais em direcção a Calabar, na Nigéria.
Fontes internas da Secção Regional das Alfândegas para o Sudoeste afirmam que os proprietários destes pacotes ainda não foram identificados porque "as mercadorias" não figuram no manifesto da viagem.
As 98 pontas de marfim apreendidas pesam cerca de 500 quilogramas e corresponderiam a 49 elefantes abatidos ilegalmente por caçadores furtivos.
Os Camarões, com as suas vastas áreas de floresta e de savana, apresentam-se como uma placa giratória do tráfico das pontas de marfim em África.
Na noite de 21 de Setembro último, dois traficantes de defesas de elefantes a bordo dum camião foram interpelados pela Polícia em Doualá com 283 pontas de marfim (cerca de 996,55 quilos).
Nos Camarões, a caça, o abate e o comércio das defesas de elefantes estão proibidos, uma vez que esta espécie animal está classificada entre os animais a proteger.