98 candidatos às eleições presidenciais na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) - Mais 42 candidatos deram entrada sexta-feira, dos seus processos para as eleições presidenciais antecipadas de 15 de setembro próximo, na Tunísia, o que eleva para 98 o número total de concorrentes para suceder ao falecido Presidente Béji Caïd Essebsi.
Mais de metade dos candidatos que deram entrada dos seus processos apresentaram dossiês incompletos, afirmou o vice-Presidente da Instância Superior Independente Eleitoral (ISIE), Farouk Bouasker, acrescentando que apenas 20 a 25% por cento dos candidatos preenchem os requisitos legais em matéria de pnúmero de assinaturas e à segurança financeira.
Vinte dos 30 candidatos com processos completos têm o número exigido de assinaturas, fixado em 10 mil patrocínios populares ou 10 parlamentares, enquanto que do total de 98 candidatos apenas 28 forneceram a garantia financeira de 10 mil dinares tunisinos.
A lista dos candidatos validados será anunciada o mais tardar, na quarta-feira, 14 de agosto corrente, antes de a ISIE apresentar a lista final, a 31 de agosto.
A campanha eleitoral terá início a 2 de setembro e terminará 11 dias depois.
A maioria dos Tunisinos estão atualmente preocupados com os preparativos da festa de Tabaski e não dá muito interesse ou paixão pela operação de apresentação de candidaturas, uma atitude que parece muito de acordo com a prevalecente em 2014, observam os observadores.
-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 10ago2019