Tripoli, Líbia (PANA) - Noventa e seis emigrantes clandestinos de diferentes nacionalidades africanas que se dirigiam para a costas europeias a bordo de uma lancha foram socorridos por um navio-patrulha da Guarda Costeira líbia, ilustrando o aumento do fenómeno da imigração clandestina ao largo da Líbia.
Um comunicado do porta-voz do Estado-Maior da Forças Navais líbias indicou no fim de semana que o barco "Zouara" foi para o local do naufrágio depois de se dotar das capacidades necessárias para a operação de salvamento e recuperação, em resposta a um pedido de socorro.
Após a operação de salvamento, os migrantes foram desembarcados na base naval de Tripoli, para serem transferidos para o Órgão de Luta contra a Imigração Clandestina, que se encarregará deles e completará os procedimentos para o seu repatriamento.
Mais de 16.097 migrantes clandestinos foram devolvidos à Líbia, desde o início de 2021, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), que acrescenta que foram registados 270 óbitos enquanto 522 pessoas estão desaparecidas.
A Líbia tem enfrentado, nos últimos anos, devido à sua à sua posição de país de destino e de trânsito ao mesmo tempo, ondas crescentes de migração clandestinas exploradas por redes de tráficos que se aproveitam da insegurança no país.
-0- PANA BY/IS/DIM/IZ 09ago2021