95 mortos em ataque no centro do Mali
Bamako, Mali (PANA) – Noventa e cinco pessoas foram mortas e 20 outras dadas como desaparecidas num ataque perpetrado no último fim de semana por supostos terroristas, na aldeia de Sobame Da, no centro do Mali, anunciou segunda-feira, um comunicado do Governo maliano transmitido à PANA.
Os assaltantes, cujo número se desconhece, também abateram vários animais e incendiaram várias casas, depois de terem cercado a aldeia povoada por habitantes pertencentes à etnia Dogon (caçadores), disparando contra tudo o que se movia.
Reforços estão a ser desdobrados na zona e está a ser levada a cabo uma larga operação de limpeza contra autores da ofensiva, segundo o Governo maliano.
O Governo apresentou as suas condolências mais entristecidas às famílias enlutadas e garantiu que todas as medidas serão tomadas para deter e punir os autores deste massacre.
Uma missão do posto de segurança de Diankabou, na comuna de Koro, sempre na província de Mopti, foi imediatamente enviada ao local, segundo a mesma fonte.
Outras informações serão brevemente comunicadas sobre este trágico ataque terrorista, o mais mortífero, após o perpetrado a 23 de março último contra a aldeia Fula (vocacionada para a pecuária) de Ogoussagou, na comuna de Bankass, em Mopti, e que fez 135 mortos, todos Fula.
As pessoas foram massacradas por homens armados com trajes de caçadores tradicionais Dozo, da etnia Dogon.
Há dois anos, conflitos intercomunitários entre Fula e Dogons são recorrentes no centro do Mali, e várias centenas de pessoas pereceram em ambos lados nestes confrontos.
-0- PANA GT/IS/SOC/FK/DD 11junho2019