94 emigrantes clandestinos socorridos ao largo da Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Noventa e quatro emigrantes clandestinos, encontrados segunda-feira, a bordo dum barco pneumático obsoleto à deriva ao largo das costas líbias, foram socorridos por elementos da Guarda Costeira líbia, anunciou o Ministério do Interior do Governo de União Nacional..
Num comunicado publicado segunda-feira à noite, o Escritório de Informação da referida instituição, precisou que um navio da Direção-Geral da Segurança Rodoviária salvou estes indivíduos ilegais, de diferentes nacionalidades, dos quais 10 mulheres e duas crianças.
Os emigrantes foram transferidos para o ponto de desembarque de migração no Porto de Trípoli, onde receberam um assistência humanitária e médica, em cooperação com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), lê-se na nota.
Foram depois entregues ao Órgão de Luta contra a Emigração Clandestina, na presença do diretor-geral da Segurança Costeira, do responsável da ala da Direção de Trípoli e dos chefes do Escritório das Operações da Marinha e da Seção da Patrulha Marítima, de acordo com a mesma fonte.
Em 2020, 11 mil 881 emigrantes clandestinos foram reconduzidos à Líbia, enquanto 386 pereceram no Mar Mediterrâneo e 597 outros dados como desaparecidos, segundo estatísticas da OIM.
A Líbia, país ao mesmo tempo de trânsito e de destino da emigração clandestina, está confrontada, nos últimos anos, com um tremendo fluxo migratório, rumo à Europa.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 23fev2021