Maradi, Níger (PANA) – Trinta e uma pessoas morreram e 92 outras foram raptadas na região de Marad, a cerca de 650 quilómetros a leste de Niamey, durante 81 ataques armados entre 1 de janeiro e 3 de agosto últimos, anunciou o governador da região, Zakari Oumarou.
Bandidos dispararam contra pessoas, matando 31, roubando três mil e 36 cabeças de gado e provocando o deslocamento de milhares de refugiados internos, acrescentou Oumarou, durante uma reunião de informação com as camadas sócio-profissionais.
De algum tempo para aqui, prosseguiu, o método operatório dos bandidos nesta zona é o rapto de pessoas a que se seguem exigências de resgates.
Das 92 pessoas raptadas, algumas foram libertas depois dum pagamento de resgate, outras pelas forças de defesa e de segurança, enquanto algumas conseguiram escapar, de acordo com a fonte.
"Atualmente, o número de reféns ainda sob a custódia destes bandidos é de quatro a cinco pessoas”, revelou o governador de Maradi.
Congratulou-se com a colaboração da população com as forças de defesa, Zakari Oumarou, lamentando no entanto que, às vezes, filhos do país façam parte dos raptores.
-0- PANA SA/MAR/DD 06set2019