91 migrantes socorridos em nova operação ao largo das costas líbias
Trípoli, Líbia (PANA) – Noventa e um migrantes clandestinos, dos quais três mulheres e duas crianças, foram socorridos a nordeste da localidade de al-Qarabolli (oeste de Trípoli), anunciou domingo último a Marinha líbia.
O Escritório de Informação da Marinha líbia interpreta este incidente como sinal da emigração clandestina crescente a partir da Líbia, confrontada com uma escalada militar.
Indicou que, com base num alerta, uma patrulha da Guarda Costeira da força naval do setor de Tripoli, a bordo dum navio de tipo “Fezzan”, socorreu, no último fim de semana, uma canoa pneumática que transportava 91 migrantes, a 35 milhas náuticas a nordeste da aldeia de Al-Qarabolli.
A mesma fonte explicou que os migrantes foram transferidos para a base naval de Tripoli e desembarcados no ponto de desembarque dos agentes da Guarda Costeira.
Depois de lhes fornecer uma assistência humanitária e médica, eles foram entregues à Agência de Luta contra a Emigração Clandestina e ao Centro de Detenção de Al-Sbia, precisou o Escritório de Informação da Marinha.
País ao mesmo tempo de trânsito e de destino da emigração clandestina, a Líbia está confrontada, desde 2011, com o aumento do fenómeno da emigração ilegal para a Europa, refere-se.
A tendência acentuou-se, desde a ofensiva militar lançada a 4 de abril último pelas forças do autoproclamado Exército Nacional líbio, liderado pelo marechal Khalifa Haftar, para tomar o controlo da cidade capital líbia, Tripoli.
Quase 650 mil migrantes estão presentes na Líbia, dos quais mais de cinco mil em centros de detenção, segundo estatísticas da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
-0- PANA BY/TBM/IBA/FK/DD 17junho2019