Agência Panafricana de Notícias

9.000 Nigerianos em prisões no estrangeiro

Lagos, Nigéria (PANA) - O Governo federal da Nigéria anunciou existirem mais de nove mil cidadãos nacionais em prisões no Estrangeiro, com o Reino Unido a albergar o número mais elevado, fixado em 752 reclusos.

Citando quinta-feira o ministro nigeriano dos Negócios Estrangeiros, Olugbenga Ashiru, a imprensa local indicou que, depois dos 752 que se encontram nas prisões britânicas, os restantes estão encarcerados na região da Ásia e Pacífico.

Ashiru disse que o seu Governo solidariza-se com os seus cidadãos em toda parte do mundo, particularmente em casos de vitimização ou injustiça, mas que aqueles que planeiem praticar crimes nos seus países de acolhimento devem estar preparados para as consequências.

“Quando um Nigeriano planeie intencionalmente praticar um crime, o problema é seu, porque nós não apoiamos a criminalidade, a indisciplina ou a violação de leis de qualquer país", sentenciou o governante.

Em abril passado, o Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, promulgou uma lei que facilita a troca de prisioneiros entre a Nigéria e o Reino Unido.

Nos termos desta nova lei, os dois países podem repatriar prisioneiros que se encontrem a cumprir penas em seu território sem o consentimento do sujeito.

A elegibilidade é determinada pela gravidade da infração pela qual a pessoa tenha sido encarcerada e pela quantidade de tempo restante para o fim da sua pena.

-0- PANA SEG/IZ 02aug2013