Tripoli, Líbia (PANA) - Um patrulheiro dos guarda-costeiros líbios socorreram, quinta-feira, 90 emigrantes de nacionalidades diversas ao norte de Zouara (oeste) quando se dirigiam para as costas europeias a bordo de uma canoa pneumática, anunciou o Estado Maior das Forças Navais Líbias.
Num comunicado, o porta-voz oficial do Estado Maior das Forças Navais Líbias indicou que, logo depois de o navio 900 ter recebido um apelo ao socorro, dirigiu-se para o local bem equipado de meios necessários para a salvaguarda e recuperação dos neçessitados.
Uma vez socorridos, os emigrantes clandestinos foram desembarcados ao ponto de aterragem da Base Naval de Trípoli antes de serem transferidos para o Órgão de. Luta contra a Emigração Clandestina.
A mesma fonte acrescentou que a estrutura, no quadro do seu papel humanitário, acompanha o proçesso de assistência dos emigrantes em apreço e o processo da sua expulsão com segurança para seus países de origem.
Quarta-feira última, 326 emigrantes clandestinos foram resgatados graças a duas operações diferentes.
A primeira permitiu salvar 147 emigrantes e a segunda 179, segundo a mesma fonte.
Por outro lado, 17 corpos sem vida foram recuperados, ao passo que 166 vivos, encontrados a bordo de um navio proveniente da Líbia, na costa de Zarzis, no sudeste da Tunísia, foram salvos quarta-feira por guarda-costas tunisinos.
-0- PANA BY/IS/DD 23julho2021