Agência Panafricana de Notícias

9 mortos em ataque de homens armados em Darfur

Cartum, Sudão (PANA) - Pelo menos nove pessoas foram mortas e quatro outras ficaram feridas num ataque perpetrado por homens armados não identificados em Darfur, oeste do Suão, noticia o jornal Al Rai Al Aam (Opinião Pública) na sua edição de sábado.

O ataque teria ocorrido sexta-feira de madrugada na localidade de Abta situada a cerca de 35 quilómetros ao norte de Zalingue, a capital do Estado central em Darfur, e as vítimas foram evacuadas de emergência para o hospital.

O Secretário-Geral adjunto das Nações Unidas para operações de manutenção da paz, Hervé Ladsous, declarou sexta-feira que a missão de manutenção da paz na região foi "particularmente difícil".

"Com efeito, passamos um ano particularmente difícil no Sudão com o recrudescimento da violência de grupos armados, o que eleva o balanço para cerca de 400 mil pessoas cuja maioria foi deslocada para o interior de Darfur", disse Ladsous num comunicado transmitido sábado a PANA em Cartum.

Cerca de 14 capacetes azuis foram mortos durante o ano "o que é totalmente inaceitável", disse.

Contudo, ele acrescentou que as Nações Unidas e a União Africana vão trabalhar no processo de Doha para implicar mais os signatários.

-0- PANA MO/VAO/ PBA/AAS/MAR/IZ 15dez2013