Kinshasa, RD Congo (PANA) – No total, 850 crianças foram libertas dos grupos armados, desde julho de 2018, indica um comunicado da Missão Integrada das Nações Unidas para a Estabilização na RD Congo (MONUSCO) transmitido no fim de semana à PANA, em Kinshasa.
A libertação destas crianças segue-se a compromissos formais assumidos por 15 comandantes de grupos armados com a MONUSCO, lê-se na nota.
"Estes comandantes comprometeram-se com a MONUSCO a assinar roteiros para prevenir e pôr termo ao recrutamento das crianças e a outros tipos de violações graves dos direitos das crianças, nomeadamente as sexuais e raptos”, indica a fonte.
Os grupos em apreço são Kamwina Nsapu Badibanga e Mai-Mai Kiheba, Mai-Mai Mazembe Updi, Mai-Mai Mazembe Uplc, Mai-Mai Kisokoma e Nyatura Cmc-Rdp e Cnpsc.
Desde julho de 2018, a seção de proteção da criança da MONUSCO iniciou a execução dum seu projeto de comunicação com grupos armados para a libertação de crianças soldados.
Este projeto de caráter humanitário visa dar à criança a oportunidade de retomar uma vida normal, ser útil e desempenhar um papel construtivo na sociedade.
-0- PANA KON/IS/SOC/FK/DD 1abril2019