Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um total de 85 pessoas perderam a vida na violência ligada à às eleições presidenciais de 31 de outubro, na Côte d´Ivoire, e vencidas pelo Presidente cessante, Alassane Ouattara, com mais de 94 por cento dos votos, anunciou quarta-feira o porta-voz do Governo ivoiriense, Sidi Touré.
Num comunicado à imprensa, Touré indicou que 34 pessoas morreram na violência antes das eleições, 20 durante as eleições e 31 pessoas morreram depois das eleições.
No total, 434 feridos, incluindo alguns elementos das forças de defesa e segurança, foram registados, sublinhou, acrescentando que 225 pessoas foram presas, 167 detidas e 45 estão sob mandados de captura.
O porta-voz anunciou ainda que o Presidente Alassane Ouattara teria uma reunião esta quarta-feiracom o presidente do PDCI (Partido Democrático da Côte d'Ivoire), Henri Konan Bédié.
Este encontro desejado por Ouattara tem por objetivo encontrar uma solução para a crise, depois da detenção de vários opositores, segundo os observadores.
Mais de oito mil refugiados da Côte d´Ivoire fugiram para os países vizinhos num contexto de tensões políticas na Côte d´Ivoire, segundo o ACNUR, a Agência das Nações Unidas para os Refugiados, lembrando que eram um pouco mais de três mil 200 há uma semana.
-0- PANA TNDD/IS/MAR/IZ 11nov2020