Agência Panafricana de Notícias

8000 máquinas de voto destruídas no incêndio em Kinshasa

Kinshasa, RD Congo (PANA) - Cerca de oito mil máquinas de voto das 10 mil e 368 previstas para Kinshasa foram destruídas pelo incêndio que deflagrou quinta-feira de manhã num dos entrepostos da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), na República Democrática do Congo (RDC).

O incidente privou assim 19 dos 24 distritos da capital da RDC dos materiais eleitorais, declarou o presidente da CENI, Corneille Nangaa Yobeluo, num briefing com a imprensa, em Kinshasa.

Segundo Nangaa Yobeluo, este incêndio ocorrido a nove dias dos escrutínios de 23 de dezembro próximo consititui um duro golpe, particularmente para a província de Kinshasa.

Com efeito, além das máquinas de voto, foram igualmente destruídos três mil e 774 isoladores, de um total de oito mil e 887, bem como 552 kits de burótica dos oito mil e 887 adquiridas, 17 mil e 901 caixas de tinta indelével, 800 novas motos e 15 veículos automóveis.

Perto de nove mil e 500 baterias externas e material dos ciclos eleitorais de 2006 a 2011 e outros materiais de registo foram igualmente destruídos.

Contudo, sublinhou Yobeluo, a avaliação técnico-operacional preliminar realizada pela sua instituição garante a continuação do processo eleitoral, em Kinshasa.

A CENI anunciou ter tomado "disposições úteis" para a cidade de Kinshasa à qual se destinava o maior lote de equipamentos consumidos pelo fogo.

Alguns materiais enviados em excesso para o interior do país vão ser recuperados para colmatar a perda em Kinshasa.

"Os materiais e os diferentes kits eleitorais para as outras províncias já foram enviados para as diferentes regiões e cidades em cerca de 97 porcento, estando os três porcento restantes em vias de chegar", indicou o presidente da CENI.

-0- PANA KON/TBM/MAR/IZ 14dez2018