80 novos migrantes clandestinos socorridos ao largo da Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - Um total de 80 imigrantes ilegais de várias nacionalidades africanas, que se dirigiam para a costa europeia a bordo de um barco de madeira, foram socorridos quarta-feira por um patrulheiro da base naval de Tripoli.
Um comunicado do Gabinete de Informação do Estado-Maior General das Forças Marítimas da Líbia esclarece que, "imediatamente depois de receber um pedido de socorro, o barco al-Sadad foi despachado, depois de equipado com as capacidades necessárias para a operação de resgate e recuperação, para o local do naufrágio, onde "o pessoal do navio cumpriu plenamente o seu papel".
Assim que a operação de resgate foi concluída, os migrantes desembarcaram no ponto de desembarque da base naval de Tripoli, onde foram entregues à Polícia que luta contra a imigração ilegal, informou a mesma fonte.
Esta operação de resgate é, de acordo com o comunicado, parte dos esforços humanitários e tarefas soberanas para proteger a costa da Líbia, fornecer serviços de busca e salvamento na área de responsabilidade da Líbia e salvar as vidas de imigrantes ilegais no mar.
O Órgão de Combate à Imigração Ilegal na Líbia, no quadro da sua função humanitária, procedeu ao acompanhamento do processo de assistência dos migrantes e completará os procedimentos para o seu repatriamento seguro, segundo o relatório.
Quase 28 mil pessoas foram resgatadas ou intercetadas no mar e recambiados este ano à Líbia pela segurança costeira, de acordo com estatísticas do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
País de destino e de trânsito da migração ilegal, a Líbia tem sido, nos últimos anos, confrontada com vagas de migrantes, explorados por redes de contrabandistas, traficantes e tráfico de seres humanos, que se aproveitam do estado de insegurança.
-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 03nov2021