80 casos confirmados de coronavírus na Côte d'Ivoire
Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - Oitenta casos confirmados de coronavírus (Covid-19) foram registrados até agora, na Côte d'Ivoire, segundo a atualização diária do Ministério da Saúde e Higiene Pública divulgada quarta-feira, em Abidjan.
O relatório da situação indica que há três casos curados e zero mortes.
A deteção do primeiro caso, a 11 de março, num sujeito masculino de 45 anos que havia estado na Itália, desencadeou um plano de resposta contra a propagação do Covid-19.
Quatro dias depois, o Conselho Nacional de Segurança e Saúde (CNS) tomou uma série de medidas de segurança e sanitárias, a 16 de março, para travar a propagação da pandemia no país.
Estas incluem o encerramento por 30 dias de todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar, primário, secundário e superior; a suspensão da entrada na Côte d'Ivoire por um período renovável de 15 dias para os viajantes não residentes, provenientes de países com mais de 100 casos confirmados e o reforço dos controlos sanitários nas fronteiras aéreas, marítimas e terrestres.
A 23 de março corrente, o Presidente Alassane Ouattara declarou o Estado de Emergência e o recolher obrigatório num discurso à nação.
As autoridades de segurança decidiram na quarta-feira confinar a capital económica, Abidjan, a partir da meia-noite de 26 de março e regulamentar os transportes interurbanos, intercomunitários e intracomunitários.
-0- PANA BAL/TBM/DIM/IZ 26março2020