Agência Panafricana de Notícias

8 trabalhadores de perfuração mortos por elementos de Boko Haram no Níger

Niamey, Níger (PANA) - Oito empregados de uma companhia internacional de perfuração foram mortos num ataque imputado à seita Boko Haram contra a aldeia de Toumour, cerca de mil e 500 quilómetros a leste de Niamey, extremo leste do Níger, perto da fronteira com a Nigéria.

Um comunicado da empresa FORACO citado pela imprensa local indica que o ataque ocorreu, quinta-feira, quando as vítimas descansavam num espaço que lhes tinha sido aconselhado pelo comandante da escolta responsável pela sua proteção.

Os trabalhadores atacados estavam em missão na zona para perfurar um poço com vista a fornecer água potável a um campo de cerca de 150 mil refugiados nigerianos presentes na região.

O ataque ocorreu por volta das 02:00 horas locais no recinto da Câmara Municipal local onde estão instalados os técnicos da FORACO regressados da perfuração para descansar.

Adormecidos, não conseguiram defender-se face a cerca de 20 homens que dispararam contra eles.

Segundo fontes de segurança, os assaltantes são elementos da seita islâmica Boko Haram vindos da vizinha Nigéria em cavalos.

Desde o fim da estação das chuvas, assiste-se a um recrudescimento da insegurança na fronteira sul do Níger com a Nigéria. Com o início dos atos da seita Boko Haram, a aldeia de Toumour acolhe várias centenas de refugiados nigerianos que fogem os combates.

-0- PANA SA/TBM/SOC/MAR/IZ 22NOV2018