Agência Panafricana de Notícias

8 partidos políticos rejeitam resultados eleitorais no Burundi

Bujumbura- Burundi (PANA) -- Oito partidos políticos da oposição burundesa rejeitaram em bloco os resultados das eleições municipais de segunda-feira passada lideradas pelo partido no poder, denunciando "fraudes e irregularidades massivas".
"Possuímos provas irrefutáveis que atestam as referidas fraudes e irregularidades e exortamos por conseguinte a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) a reorganizar novas eleições municipais que decorrerão o mesmo dia que as presidenciais de 28 de Junho próximo", pode-se ler na declaração que estas formações políticas publicaram quarta-feira em Bujumbura.
Entre os signatários da declaração figuram as Forças Nacionais de Libertação (FNL, antiga rebelião), a Frente para a Democracia no Burundi (FRODEBU, ex-partido no poder), ou ainda o Movimento para a Solidariedade e a Democracia (MSD, oposição radical).
Os signatários não excluem tomar outras medidas adequadas para fazer resolver a sua reivindicação.
O partido no poder que amplamente lidera em praticamente todas as 129 comunas do país, segundo os resultados provisórios, rejeitou as alegações de fraudes eleitorais avançadas pela oposição.