Agência Panafricana de Notícias

78 emigrantes clandestinos socorridos ao largo da costa líbia

Trípoli, Líbia (PANA) - Guardas costeiros líbios resgataram, segunda-feira, cerca de 78 emigrantes clandestinos de diferentes nacionalidades africanas, que rumavam para a costa europeia, a bordo de uma canoa pneumática, soube a PANA de fonte oficial.

anunciou o Órgão dos guardas costeiros da Líbia e segurança portuária na terça-feira. foram resgatados na noite de segunda-feira por um patrulheiro dos guardas costeiros da Líbia,

Depois de socorridos, os emigrantes foram desembarcados na Base Naval de Trípoli, antes de serem entregues ao Órgão de Combate à Imigração Ilegal.

No âmbito da sua função humanitária, esta estrutura fará o acompanhamento do processo de assistência dos mesmos e concluirá o processo pelo seu repatriamento, com toda a segurança, segundo a mesma fonte.

Os guardas costeiras da Líbia disseram que a operação de resgate faz parte dos esforços humanitários e missões soberanas que visam proteger a costa da Líbia, fornecer serviços de busca e resgate na área de responsabilidade da Líbia e salvar vidas no Mar Mediterrâneo.

Entre 3 e 9 de outubro corrente, 491 emigrantes foram resgatados ou intercetados no Mediterrâneo e conduzidos à Líbia, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A OIM disse que, desde o início deste ano de 2021, 26.314 emigrantes clandestinos foram trazidos de volta à Líbia, incluindo 23.412 homens, 651 menores de idade.

Além disso, foram registados 474 óbitos nesse período, enquanto 689 foram dados como desaparecidos, segundo a mesma fonte.

A Líbia está confrontada, nos últimos anos, com ondas migratórias ilegais, explorados por redes de contrabando e tráfico de pessoas, que se aproveitam da insegurança prevalecente no país.

-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/DD 12outubro2021