Agência Panafricana de Notícias

777 listas de candidatas declaradas às legislativas na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – A Instância Superior Independente das Eleições (ISIE) na Tunísia recebeu  777 listas de candidatas às  eleições legislativas de 6 de outubro próximo, a um dia do encerramento do depósito das candidaturas, anunciou o vice-presidente da referida instituição, Farouk Bouasker.

O número total dos candidatos inscritos nestas listas é de sete mil 943, precisou Bouasker, indicando que a instância examinará as candidaturas e anunciará as listas definitivas, a 30 de agosto próximo.

As eleições legislativas na Tunísia vão realizar-se com base na antiga lei eleitoral, mesmo se partidos políticos tentaram modificá-la, provocando um vivo debate nos meios políticos do país. 

Alguns dias antes da sua morte, o finado Presidente, Beji Caïd Essebsi, recusou-se a assinar e aprovar emendas trazidas pela Assembleia dos Representantes do Povo tunisino à lei, considerando que as mesmas  consagravam o princípio de exclusão, contrário, a seu ver, à preservação das liberdades e dos direitos.

Vários observadores afirmam que a recusa do finado Presidente complicou os cálculos de vários partidos políticos, dos quais o Movimento Ennehdha dirigido por Rached Ghannouchi e o partido “Tahya Tunes” do primeiro-ministro Youssef Chahed, que tentaram excluir adversários, como o empresário tunisino e  propretário do canal de televisão “Nesma”, Nebil Karoui, que se encontra na primeira posição das intenções de votos, segundo as sondagens.

-0- PANA YY/IN/IS/SOC/FK/DD 30julho2019