Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Setenta e seis partidos políticos mauritanos serão dissolvidos, No quadro da "racionalização do espaço político para se reduzir o custo da organização de eleições”, segundo uma decisão do ministério mauritano do Interior.
Os partidos em apreço receberam uma notificação sobre a sua dissolução, à última hora, de acordo com a mesma decisão.
Esta decisão foi tomada em aplicação dum texto de lei que estipula que "um partido é dissolvido se ele não participar em duas consultas eleitorais autárquicas sucessivas, ou se não totalizar mais de um por cento dos sufrágios expressos nas mesmas circunstâncias".
As eleições autárquicas de novembro e dezembro de 2013 e as de setembro de 2018 serviram de barómetro para a decisão da administração.
No entanto, alguns partidos políticos da oposição afetados por esta medida, por terem boicotado as eleições municipais de novembro e dezembro de 2013, denunciam-na, considerando-a como “arbitrária e precipitada”.
De uma centena de partidos políticos que apresentaram listas nas eleições autárquicas de setembro de 2018, apenas 20 conseguiram ultrapassar a linha fatídica de um porcento ao colocar representantes nas assembleias locais.
-0- PANA SAS/JSG/FK/DD 7março2019