72 emigrantes clandestinos socorridos ao largo de Calais, em França
Paris, França (PANA) - No total, 72 migrantes clandestinos com nacionalidades não precisadas, incluindo 11 menores, foram socorridos, domingo, ao largo das costas francesas, no mar Mancha,
Eles estavam em apuros durante a travessia ao largo de Calais e Boulogne-sur-mer (França), na tentativa de entrarem no Reino Unido, anunciou, num comunicado, a prefeitura marítima local.
Autoridades marítimas francesas receberam, domingo último de manhã, um pedido de ajuda a vários clandestinos confrontados com dificuldades ao largo das costas de Calais.
Uma primeira embarcação, com a bordo 38 pessoas, das quais quatro mulheres e quatro crianças, foi socorrida por um patrulheiro, precisou o comunicado.
Autoridades marítimas socorreram igualmente uma segunda embarcação com 34 outros emigrantes a bordo, incluindo cinco mulheres e sete menores, antes de os depositar no porto de Boulogne-sur-Mer, acrescenta a mesma fonte.
Os candidatos à emigração clandestina, todos sãos e salvos, foram assistidos pelos serviços de socorros e pela Polícia nas fronteiras de Pas-de-Calais
Em 2020, nove mil 551 travessias ou tentativas de travessia de Mancha em embarcações obsoletas foram recenseadas, ou seja, quatro vezes mais do que em 2019, de acordo com um balanço da prefeitura marítima de Mancha e Mar do Norte.
Seis pessoas morreram e três outras foram dadas como desaparecidas durante as travessias de Mancha, no ano transato, contra quatro mortos em 2019.
-0- PANA AT/IN/JSG/FK/DD 22março2021