Trípoli, Líbia (PANA) - Setenta emigrantes ilegais de várias nacionalidades africanas, que estavam a bordo de barcos pneumáticos, com destino à costa europeia, foram socorridos por agentes da Guarda Costeira e da Autoridade de Segurança do porto da Líbia, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado, um porta-voz do chefe do Estado-Maior da Marinha da Líbia disse que, depois de ter recebido apelo para socorro dos migrantes, o barco "Fezzan" entrou no local equipado de meios necessários para o salvamento e a operação de recuperação.
A mesma fonte indicou que, no final da operação de salvamento, os emigrantes foram transportados para um ponto de desembarque na base naval de Trípoli, antes da sua transferência para o Órgão de Combate à Emigração Ilegal.
Terça-feira última, 143 outros indivíduos foram socorridos, em idênticas circunstâncias, pela Direção Geral da Segurança Costeira.
País de trânsito e de destino, a Líbia está confrontado, nos últimos anos, com um fluxo migratório significativo ilegal.
Devido à insegurança do país, redes de traficantes e do tráfico de pessoas aproveitaram-se da situação para embarcarem emigrantes em barcos improvisados com destino à Itália.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/DD 31março2021