70 migrantes subsarianos salvos ao largo da costa líbia
Trípoli, Líbia (PANA) – Setenta migrantes da África Subsariana acabam de ser socorridos no mar Mediterrâneo enquanto se deslocavam às costas europeias, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado publicado quarta-feira última, a Direção-Geral da Segurança Costeira do Ministério libio do Interior do Governo de Unidade Nacional.
A fonte afirmou que os migrantes em apreço foram entregues a autoridades competentes no embarcadouro de Tripoli, depois de tomadas medidas legais necessárias para o controlo dos mesmos.
A operação de salvamento foi levada a cabo por um navio identificado como “P300”, em coordenação com a Ala Principal das Operações Navais, logo depois de ter recebido um relatório sobre patrulhas marítimas na zona.
A Direção-Geral da Segurança Costeira afirmou que os migrantes estavam a bordo de um barco intercetado por patrulhas costeiras e maritimas encarregues de garantir a segurança das praias e estações turísticas administradas de maneira intensiva nos últimos dias pela referida entidade.
Seiscentos e um migrantes foram intercetados e trazidos de volta à Líbia entre 25 de junho último e 1 de julho corrente, o que aumenta, para 8.496, o número total de migrantes reconduzidos às costas líbias, após ter fracasso a sua tentativa de atravessar o Mediterrâneo em direção à Europa, desde o início de 2023, anunciou a Organizção Internacional para a Migração (OIM).
País ao mesmo de trânsito e destino para migrantes, a Líbia está confrontada, nestes últimos anos, com várias ondas destes aventureiros, alguns dos quais vítimas de redes de passadores e de tráfico de pessoas, que se aproveitam da insegurança na Líbia para os explorarem com viagens feitas, a todo risco, a bordo de barcos obsoletos, rumo à Europa.
-0- PANA BY/IS/SOC/FK/DD 5julho2023