70 emigrantes clandestinos socorridos ao largo da costa líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Setenta emigrantes clandestinos de diferentes nacionalidades africanas, que estavam a bordo de uma canoa pneumático rumo à Europa, foram resgatados segunda-feira pela guarda costeira líbia, segundo um comunicado divulgado esta-feira pelo Ministério do Interior líbio
Logo depois de um pedido de socorro, a Direção Geral de Segurança Costeira, mobilizou um navio da marinha líbia, de tipo P200, para resgatar emigrantes do perigo que corriam.
A mesma fonte indicou que foram transferidos para um ponto de desembarque no porto de Trípoli, onde lhes foi dada uma ajuda humanitária, antes de serem entregues ao Órgão de Combate à Emigração Clandestina, Ilegal, com competência para lhes assistir.
Desde o início do ano de 2022, cerca de 10.465 emigrantes foram trazidos de volta à costa líbia, incluindo 9.371 homens, entre eles 300 meninos, 694 mulheres, incluindo 100 meninas, segundo estatísticas do Escritório da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Além disso, 176 pessoas morreram durante as travessias no Mar Mediterrâneo, enquanto outras 634 foram dadas como desaparecidas durante o período de 1 de janeiro a 16 de julho corrente, segundo a OIM.
A Líbia, país de trânsito e destino de emigrantes, está confrontada, nos últimos anos, com grandes vagas de emigrantes, alguns dos quais vítimas de redes de passadores, traficantes ou tráfico de pessoas, que se aproveitam da insegurança para os explorarem.
Estes organizam viagens a bordo de barcos inadequados, pondo em risco a vida destes indivídios determinados a chegar à Europa.
-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 26julho2022