Agência Panafricana de Notícias

7 países africanos beneficiam de programa americano "Food for Education"

Dar es Salaam- Tanzânia (PANA) -- A Tanzânia faz parte dos sete países africanos que vão beneficar duma doação de mais de 100 mil toneladas de alimentos agrícolas no valor de 170 milhões de dólares americanos por parte do povo americano no quadro do seu programa "Food For Education (Comida para Educação)" este ano, anunciou a Embaixada americana esta segunda-feira.
A ajuda alimentar que será concedida à Tanzânia no quadro deste programa estima-se em perto de oito milhões de dólares americanos e vai beneficar a 244 mil e 250 crianças.
O programa Food For Education ajuda a apoiar a educação, o desenvolvimento da criança e a segurança alimentar nos países com fracos rendimentos que têm por objectivo assegurar a Educação para Todos.
Ele fornece diariamente uma refeição sã, às vezes a única do dia, a milhões de crianças, mães e bebés nos países em desenvolvimento no Mundo inteiro.
No quadro deste programa, os Estados Unidos oferecem produtos agrícolas e uma assistência financeira e técnica para garantir as refeições escolares e os projectos de nutrição materno-infantil.
Até agora, este programa permitiu distribuir comida a mais de 22 milhões de crianças.
"A subvenção deste ano permitirá alimentar mais de quatro milhões e 800 mil crianças em 18 países em desenvolvimento", indica a Embaixada, citando o Quénia, a Libéria, o Malawi, Moçambique, o Senegal e o Uganda, bem como outros países africanos que vão beneficiar deste programa.
Administrado pelo Departamento Americano da Agricultura, o Programa Food For Education completa a assistência alimentar de perto de nove milhões de dólares americanos concedida à Tanzânia pelo povo americano em 2010 no quadro do programa Food For Progress (Comida para o Progresso) que beneficia mais de um milhão e 500 mil Tanzanianos.
Através da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional, em parceria com o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, o povo americano apoia igualmente os programas de nutrição escolar tanzanianos, com a distribuição de duas refeições por dia durante um ano a 400 mil crianças em 600 escolas primárias nos distritos afectados pela seca (Arusha, Manyara, Dodoma e Singida).
O apoio do povo americano ao sector agrícola tanzaniano reforça a produtividade, o acesso ao crédito e as capacidades de transformação dos produtos alimentares para ajudar a Tanzânia a ultrapassar a insegurança alimentar regional e sazonal e a aumentar os rendimentos das famílias, particularmente das dirigidas por mulheres no meio rural.
"Tendo em conta o enorme potencial agrícola da Tanzânia, esta assistência ajuda o país a atingir o seu objectivo de alcançar a autossuficiência alimentar, ao melhorar o ambiente comercial para os produtos agrícolas e tornar-se num grande exportador de produtos alimentares na região e no mundo", acrescenta a Embaixada americana num comunicado.