Agência Panafricana de Notícias

6º Congresso Médico em Cabo Verde decorre com foco no doente

Praia, Cabo Verde (PANA) – O VI Congresso Médico em Cabo Verde, aberto quinta-feira, na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, decorre sob o lema “O Doente no Centro dos Cuidados de Saúde”, apurou a PANA de fonte da organização.

O evento, que reúne cerca de duas centenas de participantes nacionais e uma dezena de especialistas estrangeiros, é apontado como “uma oportunidade de formação, reciclagem e contacto com os novos conhecimentos e técnicas que florescem no mundo da medicina”.

A presidente do Conselho de Administração do Hospital Baptista de Sousa, Sandra Monteiro, entidade organizadora do evento, realça a pertinência de anualmente se reunir o corpo médico nacional para debater sobre o setor da saúde no arquipélago.

A este propósito, os congressistas vão debater diversos pontos como a evolução de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), a problemática do alcoolismo, as evacuações externas, a segurança do doente e muitas outras questões que preocupam os médicos cabo-verdianos.

As doenças oncológicas, a segurança dos doentes que recebem cuidados cirúrgicos, seguros, erros e riscos na prestação de cuidados de saúde, as metas internacionais, a estratégia da parceria africana para a segurança do doente são alguns dos temas em debate, tendo como pano de fundo os “Objetivos de Desenvolvimento do Milénio: Metas para a Saúde”.

Ao proceder à abertura do Congresso, a ministra da Saúde, Cristina Fontes Lima, elogiou o trabalho do pessoal da Saúde que “presta no dia-a-dia o melhor que sabem” e a quem, disse, aprendeu a respeitar.

Cristina Fontes Lima garantiu que o Governo vai tudo fazer para que a crise económica e financeira internacional não afete os serviços de Saúde em Cabo Verde, sendo até sua intenção aumentar as parcelas orçamentadas para o setor.

-0- PANA CS/IZ 30maio2014