Agência Panafricana de Notícias

68 pessoas mortas pela cólera no Níger

Niamey, Níger (PANA) - Pelo menos 68 pessoas morreram de cólera dos três mil e 100 casos registados no Níger, ou seja uma letalidade de 2,19 porcento, indica o último boletim de informação do OCHA-Níger.

Dos três mil e 100 casos, três mil e 82 foram registados na região de Tillabéry (oeste) onde 63 pessoas sucumbiram ao flagelo, segundo o OCHA-Níger.

Contudo, o número de casos semanais continua a aumentar com 78 casos e dois mortos registados na semana de 22 a 29 de julho contra 108 casos, três mortos a semana precedente.

Note-se que 11 novos casos sem mortes foram registados há três semanas pelo campo de refugiados malianos de Tabarabarey, na fronteira nigero-maliana.

Estes casos foram assistidos pelo MSF-Suíça num centro de tratamento da cólera instaurado entre o campo e o centro de saúde de Ayorou.

Segundo o OCHA-Níger, receia-se um reaparecimento de casos de cólera nos distritos sanitários de Madoua e de Tchintabaraden (sul e norte) onde instalações hidráulicas foram destruídas por fortes chuvas.

Populações da zona de Tillia (Tchintabaraden) tiveram de consumir água suja durante alguns dias antes de se restabelecer o abastecimento de água potável.

-0- PANA SA/JSG/MAR/IZ 2agosto2012