Agência Panafricana de Notícias

6646 novos casos de cancro registados no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) – Segundo as últimas estatístiticas, pelo menos seis mil e 646 novos casos de cancro foram registados no Senegal, indicou quarta-feira, durante uma conferência de imprensa, o diretor do Instituto do Cancro de Dakar, Mamadou Diop.

Ao avaliar a situação deste flagelo no país, Diop sublinhou que esta cifra deve ser relativizada porque o cancro está em aumento no Senegal, ao exemplo dos países da sub-região, ao passo que a maioria dos pacientes não vão ao hospital para se fazer despistar.

ELe acrescentou que um estudo recente demonstrou que no Senegal, 75 porcento das pessoas afetadas pelo cancro, vão às estruturas hospitalares apenas num estádio avançado da doença por ignorância.

Os fatores de proliferação deste flagelo são, entre outros, o envelhecimento, o tabaco, a ausência de modo de vida sã das populações, infeções, swegundo o Diop, indicando que um registo de cancro está a ser instalado pelo Governo senegalês.

Os casos de cancro mais frequentes no Senegal são o cancro do colo do útero, o cancro de mama que é muito mortal e cuja prevenção é muito complexa, o cancro da próstata e do estômago, prosseguiu.

Por sua vez, o presidente da Liga Senegalesa Contra o Cancro (LISCA), Dominique James Thiaw, ao fazer o balanço da gala "cancro solidariedade", organizada este ano em Dakar, indicou que 105 milhões de francos CFA (mais de 270 mil dólares americanos) foram mobilizados durante esta cerimónia.

Estes fundos servirão para ajudar as pessoas desfavorecidas afetadas pelo cancro a submeterem-se aos cuidados médicos, pois, sublinhou, o tratamento contra o cranco é oneroso.

-0- PANA COU/JSG/FK/DD 13Jan2011